
Moretto
Moretto
Famiglia
di Chioggia
A.P.P.H.F.M.
(ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA E PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DA FAMÍLIA MORETTO)
Criada a partir do ano de 2014 em Pederneiras, e aonde é localizada a sua sede, essa associação é formada por membros da própria família Moretto e tem por finalidade e objetivo coletar, catalogar e preservar fotos, objetos e documentos que contenham quaisquer vínculos com a história de nossa família.
Além disso, através dela é proposto visitas pontuais que são feitas em centros históricos, museus, cartórios, cemitérios além dos encontros realizados com os amigos, os conhecidos e os familiares.

Missal (publicação católica que contem preces, orações, cânticos, instruções e louvores baseados nas passagens bíblicas). Este exemplar original em italiano, pertenceu ao casal guardando em suas páginas alguns manuscritos particulares e objetos como folhas e pétalas de flores secas. (Foto 1)

Manuscritos. (Foto 2)

Cachimbo de Paulo Moretto e alianças que pertenceram a Carlo Moretto, Páscoa Saggioro e Matilde Pavani (esposa de Paulo).

Missal (publicação católica que contem preces, orações, cânticos, instruções e louvores baseados nas passagens bíblicas). Este exemplar original em italiano, pertenceu ao casal guardando em suas páginas alguns manuscritos particulares e objetos como folhas e pétalas de flores secas. (Foto 1)





Registro civil e original do matrimônio de Carlo Moretto e Páscoa Saggioro. (Livro do cartório civil de Itapuí)

Lavrado em 5 de outubro de 1910, este documento é o ato de compra e venda entre o antigo dono da "Fazenda Sertãozinho" em Macatuba e o mais novo proprietário das terras: Carlo Moretto. (Foto 1)


Registro civil e original do matrimônio de Carlo Moretto e Páscoa Saggioro. (Livro do cartório civil de Itapuí)

Distrito de Santa Eudóxia, ocorrida em 22/05/2014.

Distrito de Santa Eudóxia, ocorrida em 22/05/2014.

Encontro com Veranice Bufalo (descendente da Rosa Moretto) no Shopping Metrô Santa Cruz em 3/7/2017.

Distrito de Santa Eudóxia, ocorrida em 22/05/2014.
MORETTO... - O SOBRENOME
O sobrenome italiano MORETTO é classificado como sendo de origem patronímica. Isto quer dizer que deriva do nome do pai do fundador da estirpe. O sobrenome deriva, neste caso, do nome Moro, derivado por sua vez do latino "Maurus", ou "da Mauritânia, árabe, muçulmano". A esse nome juntou-se o diminutivo "-etto", que corresponde ao sufixo, "-ino" e "-ello", que conferem um sentido e tom particular de objetivos para qual é anexado, podendo mostrar idade, afeto, qualidade física e moral, e são desenvolvidos mais freqüentemente no círculo da família como termo de estima. Este sobrenome é documentado na Idade Média em sua forma latinizada Morus, Morellus, Morenus e Moretus.
Uma das primeiras referências documentadas deste sobrenome remonta ao ano de 1530 quando o pintor Nicolo Moretto é mencionado. Fontes heráldicas menciona uma família Moretto cuja Casa ancestral estava situada em Bolonha. Personagens eminentes que portaram este sobrenome incluem Faustino Moretti, um outro pintor que viveu no século XVII e Emma Moretto, também pintora, documentada em 1877. Uma outra referência deste sobrenome consta nos arquivos de Fojano Bella Chiano, perto de Arezzo onde nasceu Alessandra Paola Moretto, filha de Giuliano, que teve assento no dia 30 de Junho de 1566. Ali também nasceu o seu irmão Cesar Paolo no dia 17 de Junho de 1571. Em Nolpiano, Torino, de Michelle Moretto e Domenica Maria Salato nasceu Maria Caterina, no dia 29 de Setembro de 1756. A introdução do sobrenome na América é devida, entre outros, a Domenico Moretto que aportou em Nova York em 7 de Dezembro de 1886 a bordo do "Gascogne".
PRIMEIRO SITE DA FAMÍLIA MORETTO
O primeiro site da famiglia Moretto foi ao ar no dia 24 de dezembro do 2000. Uma grande festa se deu naquele dia. Inclusive porque foi a única e última vez que conseguimos reunir os filhos, netos e bisnetos do Paulo Moretto na casa antiga, faltando apenas a filha mais velha, Lídia, e seus descendentes.
O site, foi primeiramente hospedado no provedor TERRA.
O nosso brasão foi pesquisado e adquirido por Maristela Moretto Mascioca junto ao Instituto Heráldico Americano.
Todas as suas cópias, encontradas pela internet afora, são do nosso brasão original.


MORETTO... - O BRASÃO
BRASÃO DE ARMAS: De azul com uma fênix de prata sobre sua imortalidade, monente da ponta e olhando um sol de ouro, monente do destro do campo, a fênix sormontada da legenda: UROR UT ORIAR ( ).
TRADUÇÃO: O azul denota Verdade e Lealdade.
TIMBRE: Três plumas de Avestruz.
ORIGEM: Itália.
Registrado e certificado pelo HERALDIC RESEARCH CENTER.

LÁPIDES
Embora para muitos visitar cemitérios não é motivo de entretimento, para o entusiasta em genealogista (nosso caso), isso significa fonte de informação e de conhecimento.
Alguns adotam a prática como hobby, outros como busca de suas raízes. Mesmo as razões sendo bem diversas, conhecer e enriquecer o conhecimento, acaba transformando o ambiente frio, triste, bucólico e silencioso do cemitério.
Cemitério Municipal de Pederneiras - SP

Aqui jazem: CARLO GIUSEPPE MARIA MORETTO PASCHOA SAGGIORO JOÃO MORETTO ELIZA MORETTO PEREIRA PAULO MORETTO MATILDE PAVANI MORETTO ÍTALO MORETTO (NÊNE)

Aqui jaz: APARECIDA VERTUAN

Aqui jazem: LUIZ VERTUAN MARIA CHIERATTO VERTUAN GENI DAMASCENO DE SOUZA VERTUAN

Aqui jazem: CARLO GIUSEPPE MARIA MORETTO PASCHOA SAGGIORO JOÃO MORETTO ELIZA MORETTO PEREIRA PAULO MORETTO MATILDE PAVANI MORETTO ÍTALO MORETTO (NÊNE)
Cemitério Municipal de Boracéia - SP

Aqui jaz: ROMANO MORETTO

Aqui jazem: LAURINDA MORETO ALEXANDRE FAVERO

Aqui jaz: ERMELINDA MORETO BILANCIERI

Aqui jaz: ROMANO MORETTO
Cemitério Municipal de Itapuí - SP

MICHELE MORETTO GIUDITTA MANTOVAN (entre outros) * Na década de 1940, foi adquirido um novo terreno para o cemitério e os despojos não reivindicados pelos familiares que haviam sido enterrados no antigo, foram transladados para esse jazigo comum. Inclusive os restos mortais de nossos familiares.

Aqui jazem: INOCÊNCIA CAFFEU MORETTO MARIA MANTOANI CAFFEU ERNESTO CAFFEU JOSEPHINA BARBIERI CAFFEU AMADEU CAFFEU

MICHELE MORETTO GIUDITTA MANTOVAN (entre outros) * Na década de 1940, foi adquirido um novo terreno para o cemitério e os despojos não reivindicados pelos familiares que haviam sido enterrados no antigo, foram transladados para esse jazigo comum. Inclusive os restos mortais de nossos familiares.
ORGANIZANDO UM ENCONTRO FAMILIAR!
O sucesso de um encontro de grande porte está realmente ligado a palavra "organização"!
Colocando ela em prática, com toda a certeza, essa será a chave para dar tudo certo no seu evento.
São muitos os detalhes que envolvem um encontro desse tipo e não recomendo deixar passar despercebido nenhum deles!
Iremos descrever à vocês a experiência que obtivemos organizando dois encontros. No primeiro, com 115 participantes e no segundo, pouco mais de 160 convidados.
Bem... vamos lá!
- " A DATA "
Tudo começa na definição de uma data, ou seja, o grande dia!
A escolha dela deve ser feita baseada em alguns fatores importantes.
O primeiro, e que na nossa opinião deve ser levado muito em conta, é tentar coincidir com um feriado prolongado.
Isso ajuda bastante na programação individual daquelas pessoas que virão de fora, alguns, de bem longe.
Com certeza muito vão querer participar, e deve existir um tempo habil para que possam viajar até o destino, descansar, participar do encontro e retornar para casa. Acho fundamental se preocupar com isso antes de mais nada.
Outra coisa importante é evitar escolher o encontro coincidindo com datas festivas, como dia dos pais, páscoa ou dia das mães por exemplo, aonde muitos preferem programar suas próprias viajens para outros destinos.
A data deve ser programada com um mínimo de 8 meses de antecedência, para colocar tudo em prática sem ter pressa e ter que correr contra o tempo. Ainda assim, um ano antes, é o mais recomendado.
Fique tranquilo! Pode parecer longe demais, mas pode ter certeza que passará rápido.
- " A DIVULGAÇÃO "
Definida a data, trate de divulgá-la para o maior número de pessoas possivel. Avise a todos!
Monte um grupo nas redes sociais (facebook, whatsapp, etc) e peça aos contatos que ajudem na divulgação e propague o evento para o maior número de familiares. A internet hoje é uma ferramenta poderosa.
Peça para que as pessoas confirmem presença.
Aguarde as respostas e conforme forem chegando, já vá montando uma lista de participantes.
Colete o número de pessoas que estarão presentes, seus nomes completos e suas idades (inclusive as crianças).
Vá adicionando na lista de participantes todas essas informações.
De tempos em tempos e de uma forma carinhosa, relembre as pessoas desse grandioso evento. Faça isso por um longo período para que as pessoas possam se organizar e tomar as devidas decisões.
Seja paciente!
- " A EQUIPE "
Neste meio tempo, eleja alguém ou algumas pessoas de confiança e gabaritadas para ajudar no processo de organização da festa. Delegue a elas algumas tarefas tais como:
- Obter uma lista de Buffet's ou equipes que farão os "comes e bebes".
- Montar uma lista com hotéis próximos e também nas cidades vizinhas.
- Contatar uma equipe ou profisional de fotografia para registrar o evento.
- Definir como será o "script" (predefinir como tudo acontecerá antes, durante e depois da festa)
- Definir como será a identificação das pessoas (* quesito importantíssimo!).
- Contatar músicos, DJ"s e bandas para animar o ambiente.
- Definir sorteios de brindes e confecção de camisetas como forma de recordação (não é regra!).
- Montar um texto de agradecimento que será lido no decorrer da confraternização.
- Montar um histórico familiar (video ou áudio) para ser reproduzido durante a festa.
- Planejar a decoração.
- Coletar fotos e histórias das famílias para disponibilizar no telão ou datashow durante a festa.
Lembre-se de fazer reuniões frequentes com a equipe para discutir todo o processo e tomar as devidas decisões.
- " O LOCAL "
Normalmente, o próprio Buffet tem espaço oferecido para esse tipo de evento.
A escolha do local é baseado no montante de participantes e no estilo de festa que será oferecido.
Lugar fechado ou lugar aberto?
Fechado em época de calor vai necessitar de uma boa climatização.
Aberto em período de chuvas precisa espaço protegido para acomodar a todos em caso de mal tempo ou de vento intenso... não é facil a escolha!
Nos dois eventos que proporcionamos por motivos de logística, não queriamos correr riscos, por isso foi escolhido um lugar fechado com boa climatização.
- " O CARDÁPIO "
Com certeza o buffet irá ajudar você a decidir o que será servido para os seus convidados levando em conta o horário de início e o tempo de festa.
Nos dois encontros realizados, nós optamos por iniciar por volta das 16 horas oferecendo como recepção um café da tarde simples porém bem diversificado, café, alguns tipos de suco, chás de sachê com alguns sabores, bolachas diversas, torradas com acompanhamentos e pães. Na sequencia, uma mesa de frios (como várias opções) que antecederia o principal que era o jantar.
- " O VALOR "
Com todos os quesitos acima colocados em prática e já tendo os valores individuais definidos, é a hora de repassar aos convidados o valor dos convites para participar do tão aguardado encontro de família.
O valor é individual e cabe lembrar que para as crianças, são diferenciados de acordo com a idade.
Procure ser coerente e principalmente honesto nesse quesito, para consigo mesmo (para não arcar com prejuizos) e para com os convidados. Lembre-se que muitos já terão um gasto a mais com a viagem e com a hospedagem.
Nesse momento ao repassar valores, certamente algumas pessoas poderão desistir. Isso é normal e conte com essas desistências mesmo no meio do processo todo.
Estabeleça um prazo de início e de término do recebimento dos valores.
- " A IDENTIFICAÇÃO "
Essa é um detalhe muito importante de um encontro familiar!
Comece a planejar a identificação que será usada na festa pelas pessoas antecipadamente.
Exija o uso da identificação durante todo o tempo da festa.
Crachás, adesivos, bótons ou outro tipo a escolher ou o que melhor convier.
Entre o inicio dos preparativos e o tempo que antecede a festa, deverá ser coletado todas as informações possíveis dos participantes como nome dos pais, avós, bisavós, tataravós e através deles definir o tronco familiar de cada um. Afinal de contas quem estiver participando vai querer estampar o nome de seus antepassados para todos apreciarem!
Toda essa preocupação servirá para distinguir o João Moretto ali presente na festa que é filho do Antônio e neto do José, do outro João Moretto que também está ali presente mas que é filho do José e neto do Antônio, sacou? Com certeza haverá muitos nomes repetidos e se não houver essa diferenciação, a festa vai virar uma grande torre de babel!!! Ops...
Disponibilize todas as arvores genealógicas que conseguir montar com os dados dos participantes. Deixe espaço para que as pessoas possam fazer anotações e correções!
Não esqueça também...
- De confirmar uma semana antes os detalhes com todos os profissionais que participarão do evento...
- De reproduzir fotos e histórias familiares no telão ou datashow durante o evento...
- De registrar uma foto com todos os participantes...
- De reservar um momento da festa para tocar a famosa "TARANTELA" (no caso se a festa for italiana) que com certeza não deixará ninguém ficar sentado!...
- De presentear o participante mais velho e também o mais novo...
- De registrar em vídeo entrevistas com as pessoas mais velhas. Deixe-as contar sobre seus antepassados...
- De disponibilizar um livro de presença, pedindo para que os participantes deixem seus comentários nele...
- De agradecer a presença de todos...
Pronto!
Essas são apenas algumas dicas que deixamos para os marinheiros de primeira viagem, lembrando que nunca conseguimos agradar a todos e muito menos acertar em tudo. São com os erros do anteiror que procuramos corrigir as deficiências no próximo.
O mais importante é estar e deixar os convidados a vontade, e que no fim, fique aquele gostinho de "quero mais" e que tenham vontade de participar novamente!
Lembre-se da palavra chave organização! Se você se preocupar com a organização o seu encontro com certeza será um sucesso!
Finalmente não custa refletir...
Aos organizadores, o valor cobrado é apenas o processo que se dá mediante os custos de um evento tão grandioso.
Aos convidados, os valores gastos devem ser encarados como um simples detalhe diante de uma situação tão importante e talvez única para muitos (principalmente os mais idosos) que é conhecer, rever e reencontrar os parentes e familiares, celebrar e confratenizar a vida. O sorriso no rosto, aquele abraço apertado de saudade... isso, não há dinheiro no mundo que pague!
Lembre-se que quando nos encontramos em velório sempre sai o mesmo assunto:
... - "Precisamos nos encontrar mais, reunir o pessoal, fazer uma festa enquanto estamos vivos... A gente só se encontra em velório!" - ...
Taí a oportunidade de por tudo isso em prática!!! Mãos a massa e boa sorte!!!