
Moretto
Moretto
Famiglia
di Chioggia

"CARLO GIUSEPPE MARIA MORETTO"
* 07.09.1879 - Cavanella D'Ádige - Chioggia/Venezia/Veneto - Itália
† 23.04.1951 - Pederneiras/São Paulo - Brasil
Nascido na residência número 54 em Cavanella D'ádige, “frazione” da "comune" de Chioggia, na província de Veneza, região do Vêneto no norte da Itália no dia 7 de setembro de 1879, por volta das 4 horas da tarde, recebeu como nome de batismo "CARLO GIUSEPPE MARIA MORETTO", sendo registrado apenas como Carlo Moretto, mas chamado aqui no Brasil por Carlos ou apenas "Sr. Moretto".
Chegou ao Brasil com nove anos de idade, em 21 de novembro de 1888 a bordo do navio “PACIFICA”, acompanhado de seus pais e mais dois irmãos.

"TERESA PASQUA SAGGIORO"
* 01.04.1878 - Isola Rizza/Verona/Veneto - Itália
† 24.03.1959 - Pederneiras/São Paulo - Brasil
(atti di nascita) (reg. desembarque) (reg. de óbito)
Filha de Olivo Saggioro (*__.__.1836 +27/11/1906 - Itapuí (SP)) e Maria Seghetto, nascida na comune de Isola Rizza província de Verona na Itália, desembarcou (reg. de desembarque) do navio “ASSIDUITÀ” no porto de Santos em 02 de Setembro de 1896, aos 19 anos, acompanhada de seus pais, dois irmãos, duas cunhadas e seis sobrinhos.
Clique aqui para saber mais sobre a história da família Saggioro!
"A HISTÓRIA"
Carlo conheceu Pasqua no caminho para a roça, trajeto que percorriam juntos, todos os dias.
O ano era 1896.
Casaram-se em 12 de agosto de 1898 em Bica de Pedra (Itapuí) e dessa união, nasceram doze filhos: JOÃO, JOSÉ, ANGELO, PAULO, MARIA, AMABILE, ROSA, ELIZA, APPARECIDA, ANTONIO, PALMIRA e ELVIRA.
Terceiro filho do casal Michele e Giuditta, CARLO, apesar da pouca instrução, foi um “empreendedor” e começou a construir seu "pequeno império" aos 19 anos, com muita coragem e trabalho, abrindo caminhos, plantando, colhendo, comprando, vendendo e acima de tudo, servindo de exemplo para os descendentes de sua família.
Como a grande maioria dos imigrantes italianos, sem recursos, tornou-se empregado em fazendas de café do interior de São Paulo.
Segundo pessoas que o conheceram pessoalmente, ele era um homem muito honesto daqueles que gostavam das coisas feitas corretamente e por causa disso era muito respeitado.
O Sr. Anis Razuk (in memoriam), comerciante de origem libanesa de “secos e molhados” e um dos que o conheceram muito bem, relatou certa vez que quando anunciavam: -“O Sr. Moretto está chegando!!!”, todos os comerciantes da cidade corriam acertar os caderninhos de contas, porque ele não aceitava erros e fazia as contas de cabeça muito rapidamente.
Infelizmente, enfrentou muitos problemas para levar adiante a lavoura por causa das geadas, das chuvas intensas, das secas e das pragas que ocorreram naquele período, além do descaso do governo com a agricultura, algo que persiste até os dias de hoje. Mesmo assim, em épocas críticas, nada o deteve e ele conseguiu superar as adversidades com o próprio esforço e com o empenho da família.
Por volta de 1910, Carlos comprou 10 alqueires de terra no distrito de Bocayuva (atual Macatuba) interior do estado de São Paulo, em um bairro/fazenda chamado “Sertãozinho” próximo ao córrego "Laranja Azeda", para tocar o plantio de café.
Porém, não tiveram tempo de colher os frutos devido a forte geada que se deu naquele ano.
Sem dinheiro para comprar novas sementes, Carlos emprestou de seu amigo e vizinho Manoel Seco de Carvalho um saco de semente de algodão, pago imediatamente logo após a colheita.
Algum tempo depois conseguiu comprar mais 23 alqueires de terra próxima ao rio Tietê enfrentando novamente dificuldades financeiras e tendo que negociá-las.
Por essa razão, acabou oferecendo a venda dessas terras para o amigo Manoel, que lhe emprestou o dinheiro necessário ao invés de comprá-la.
A amizade e a confiança entre eles era tanta que o Sr. Manoel não quis recibo, afirmando que “a palavra” de seu amigo valia mais que qualquer documento.
Quando foi quitar a dívida do empréstimo de dinheiro que conseguiu, Carlos foi convidado a ser o padrinho do filho recém-nascido de Manoel.
Nessas terras adquiridas pela amizade e honestidade, plantou café, milho, laranja, feijão e formou pasto para criar gado.
Na década de 1920 já possuía instalada na fazenda, uma máquina de beneficiar café, o que o tornou exportador do produto, comprando dos seus conterrâneos que moravam no bairro, beneficiando e exportando.
O seu café era embarcado para o Porto de Friuli, na Itália, próximo de Veneza. Ele tinha algumas facilidades porque fazia parte do um Conselho Representativo dos Produtores de Café na região de Macatuba, Pederneiras e Lençóis Paulista.
Carlos, para cumprir uma promessa que havia feito, construiu uma capela próxima ao casarão do sítio, onde todos os anos, na data de 3 de maio, mandava celebrar uma missa e realizava uma grandiosa e farta festa conhecida como a famosa festa de "Santa Cruz", mas, não podemos confundir com as festas de Santa Cruz realizadas na igreja no outro lado da margem do rio Tietê, onde hoje é a capela de Frei Galvão.
Por volta de 1933 comprou um terreno em Pederneiras, no interior do estado de São Paulo, na esquina da rua Rodrigues Alves com a rua Santos Dumont onde construiu a imponente casa que até hoje é o ponto de encontro da família.
Além do terreno onde construiu o famoso "Casarão dos Morettos", no mesmo quarteirão, ele comprou outra casa e um galpão montando ali uma torrefação de café que ajudou muitos agricultores do município e que, posteriormente, foi vendida para o Sr. Cataz Razuk.
Na casa de esquina ao lado da torrefação, montou um pequeno mercado que adquiriu do Sr. Burgo.
Algum tempo depois, o mercado foi vendido, e, com o dinheiro da venda do mesmo ele acabou comprando um bar, o “bar do Brumati”, famoso pelo seu campo de jogo de bocha, muito frequentado e passatempo garantido dos jovens e senhores daquela época. Seu filho Antonio (Nico) morou neste lugar por um tempo.
Carlos acabou negociando o seu bar por uma chácara localizada no bairro duas passagens.
Seu último negócio realizado em vida foi à venda dessa chácara para comprar uma pedreira de propriedade do Sr. João Felício.
No dia marcado para fechar o negócio, ele passou pelo bocha no bar que ainda era de sua propriedade, sentiu se mal e acabou sofrendo um infarto fulminante.
O dia 23 de abril de 1951, pôs fim a um homem desbravador, empreendedor, honesto e de muita honra.
Páschoa, sua mulher, viria a falecer 8 anos depois em decorrência de um derrame cerebral, em 24 de março de 1959.
Fica aqui registrado a nossa homenagem e toda uma imensa admiração a este pioneiro e exemplo de pessoa chamado CARLO MORETTO.
"Carlo Moretto, todos os anos, doava uma cabeça de gado para a igreja e sacos de café para o asilo de idosos, atos de um homem bom, honesto e honroso que infelizmente jamais serviram para serem devidamente reconhecidos pelos governantes municipais." (Santa Moretto)
Filhos do casal CARLO e PASQUA
(genros/noras e netos)
* 1900, 21 de julho - nasce JOÃO MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil.
Cônjuge: Regina Regacione (1903-...) - filha de Antonio Regacione e Maria Tragante (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de casamento) (reg. de óbito)
Matrimônio: 23/05/1919 - Macatuba, São Paulo, Brasil
Falecimento: 06/03/1961 - Pederneiras, São Paulo, Brasil
Filhos:
- APARECIDA
- JUDITE
- ANTONIA
- ILDA
- ANESIO
- BENEDITO
- ODILA
- ITALO
(reg. de batismo)
- NELSON
(reg. de batismo)
* 1901, 21 de outubro - nasce JOSÉ MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil.
Falecimento: 17/09/1902 - Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil.
* 1903, 3 de abril - nasce ANGELO MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil.
Falecimento: 28/12/1903 - Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil.
* 1904, 3 de junho - nasce PAULO MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil.
Cônjuge: Matilde Pavani (1905-1977) - filha de Luiz Pavani e Amalia Vertuan (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de casamento) (reg. de óbito)
Matrimônio: 15/05/1924 - Pederneiras, São Paulo, Brasil
Falecimento: 15/02/1986 - Pederneiras, São Paulo, Brasil
Filhos:
- LIDIA
- OROZIMBO
- SANTA
(reg. de batismo)
- EUGENIO
(reg. de batismo)
- BERNARDO
(reg. de batismo)
- LETICIA
(reg. de batismo)
- IVANILDE
(reg. de batismo)
- TEREZINHA DE JESUS
(reg. de batismo)
- LUZIA
(reg. de batismo)
- MARIA DE LOURDES
(reg. de batismo)
* 1905, 28 de agosto - nasce MARIA MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil.
Cônjuge: José Vertuan (1903-...) - filho de Angelo Nicodemo Vertuan e Joshepina Pomini (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de casamento) (reg. de óbito)
Matrimônio: 05/02/1925 - Pederneiras, São Paulo, Brasil
Falecimento: 26/10/1979 - Indaiatuba, São Paulo, Brasil
Filhos:
- ANTONIO
- APARECIDA
- CARLOS
- PASCHOA
(reg. de batismo)
- ÉLIA
(reg. de batismo)
- PEDRO
- LUZIA
(reg. de batismo)
- ARNALDO
(reg. de batismo)
* 1907, 8 de fevereiro - nasce AMABILE MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil.
Falecimento: 12/02/1907 - Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil
* 1908, 14 de março - nasce ROSA MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil.
Falecimento: 23/05/1909 - Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil
* 1910, 30 de março - nasce ELIZA MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Bica de Pedra (atual Itapuí), São Paulo, Brasil.
Cônjuge: Nazareno Alves Pereira (...-...) - filho de... (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de casamento) (reg. de óbito)
Matrimônio: 15/01/1930 - Macatuba, São Paulo, Brasil
Falecimento: 11/10/1954 - Pederneiras, São Paulo, Brasil
Filhos:
- THEREZA
- PEDRINA
(reg. de batismo)
- ALBERTINA
(reg. de batismo)
- MARINA
(reg. de batismo)
- MARGARIDA
(reg. de batismo)
* 1912, 12 de outubro - nasce APPARECIDA MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Pederneiras, São Paulo, Brasil.
Cônjuge: João Momesso Sobrinho (1910-1993) - filho de Federico Momesso e Antonia de Russi (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de casamento) (reg. de óbito)
Matrimônio: 22/05/1930 - Macatuba, São Paulo, Brasil
Falecimento: 14/05/2005 - Cianorte, Paraná, Brasil
Filhos:
- HILDA
(reg. de batismo)
- TEREZA
(reg. de batismo)
- ZENAIDE
(reg. de batismo)
- IVANDIRA
(reg. de batismo)
- ANTONIO
(reg. de batismo)
- ALICE
(reg. de batismo)
- IRENE
(reg. de batismo)
- JOSÉ CARLOS
(reg. de batismo)
- MARIA ANGÉLICA
(reg. de batismo)
- MARIA EUNICE
(reg. de batismo)
- FREDERICO
(reg. de batismo)
* 1915, 24 de agosto - nasce ANTONIO MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Pederneiras, São Paulo, Brasil.
Cônjuge: Esmeralda Corcioli (1923-1977) - filha de Francesco Corciulo e Agata Polito (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de casamento) (reg. de óbito)
Matrimônio: 26/07/1940 - Pederneiras, São Paulo, Brasil
Falecimento: 02/04/1997 - São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil
Filhos:
- ANTONIO CARLOS
(reg. de batismo)
- ROSE MARI
(reg. de batismo)
- LUIZ ROBERTO
(reg. de batismo)
* 1917, 13 de outubro - nasce PALMIRA MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Pederneiras, São Paulo, Brasil.
Cônjuge: Antonio Antenor Momesso (1913-1988) - filho de Federico Momesso e Antonia de Russi (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de casamento) (reg. de óbito)
Matrimônio: 06/10/1938 - Pederneiras, São Paulo, Brasil
Falecimento: 26/11/2006 - Pederneiras, São Paulo, Brasil
Filhos:
- MILTON
(reg. de batismo)
- VERA LUCIA
(reg. de batismo)
- CLEUSA DE LOURDES
(reg. de batismo)
- EGÍDIO
(reg. de batismo)
* 1920, 6 de junho - nasce ELVIRA MORETTO (reg. de nascimento) (reg. de batismo) (reg. de óbito)
Local: Bocayuva (atual Macatuba), São Paulo - Brasil.
Falecimento: 14/11/1923 - Bocayuva (atual Macatuba), São Paulo - Brasil.